Serviços

Mediação de Conflitos Familiares (Casal, Irmãos, Parentes)

Para todo o conflito há uma solução!

A mediação, é uma proposta alternativa de encontro de soluções alternativas ao conflito, que visa explorar os aspetos que estão a contribuir para o conflito e as possíveis vias construtivas de resolução do conflito.

Na mediação, os principais protagonistas e agentes de mudança, são as partes que se encontram em conflito, onde o mediador, é um mero facilitador e desbloqueador de diálogo, proporcionando um ambiente sereno, que irá seguramente ao encontro das necessidades das partes.

O processo de mediação tem competência para mediar litígios surgidos nos casos de separação e divórcio, no estabelecimento da regulação, alteração ou incumprimento das responsabilidades parentais ou na definição do destino da casa de morada da família, por exemplo nas situações de casais em ruptura que através de um acordo poderão viabilizar um divórcio por mútuo consentimento, ou de pais em situação de separação que possam garantir que após o divórcio ambos continuarão igualmente presentes na vida dos filhos. 

Que casos podem ser sujeitos à mediação Familiar?

- Regulação, alteração e incumprimento do exercício das responsabilidades parentais;

- Divórcio e separação de pessoas e bens;

- Conversão da separação de pessoas e bens em divórcio;

- Reconciliação dos cônjuges separados;

- Atribuição e alteração de alimentos, provisórios ou definitivos;

- Atribuição de casa de morada de família.

Quais as vantagens da Mediação Familiar?

- Confidencialidade, uma vez que ao estar proibida a divulgação do teor das sessões de Mediação Familiar, fica acautelada a reserva da vida privada;

- Informalidade, pois existe um contacto próximo e simplificado entre o mediador e as partes;

- Eficácia, já que a percentagem de acordos alcançados nos processos de Mediação Familiar é elevada;

- Rapidez, porque o processo de Mediação Familiar termina, em média, em 2 meses;

- Custo reduzido.

Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa.

Henry Ford

Psicoterapia Centrada no Sentido 

Logoterapia e Análise Existencial

Logos (sentido) e therapéia (terapia, cuidado) = terapia a partir do sentido da vida.

Logoterapia e Análise Existencial é "uma abordagem psicoterapêutica reconhecida internacionalmente e que se fundamenta empiricamente no sentido da vida", por outras palavras, a Logoterapia é uma psicoterapia centrada no sentido.

Para a Logoterapia, a necessidade mais profunda do ser humano é de ter sentido na sua vida, considerando por isso, que a "vontade de sentido" é a maior força motivadora do ser humano.

Aplicação deste abordagem psicoterapêutica, consiste em ajudar a pessoa a detectar o seu sentido específico e individual.

Considerada como a terceira escola vienense de psicoterapia - a Logoterapia foi fundada pelo médico-psiquiatra austríaco Viktor Frankl e amplamente divulgada no pós 2ª Guerra Mundial (depois do seu fundador sobreviver a quatro campos de concentração nazi). 

É uma terapia aplicada com base no modelo psicológico-antropológico desenvolvido (e vivido) pelo próprio Viktor Frankl".

Nota: Para língua portuguesa, é necessário ativar legendas. (Postado por Sam Cyrus ( @samcyrous )


Mediação de Conflitos em contextos Escolares, Organizacionais e Comunitários

"Transformar o conflito em oportunidade (de crescimento!)" 

A mediação em contextos escolares, organizacionais e comunitários abrange a resolução dos conflitos entre pares. 

Abordar as disputas nestes contextos através da mediação origina um contexto onde o conflito é encarado como natural, o que permite protagonismo aos intervenientes, enquanto que os valores da solidariedade, tolerância e igualdade são estimulados. 

O conflito é tomado como uma dimensão natural e inevitável da existência humana que, se for conduzido eficazmente, pode constituir uma importante experiência de desenvolvimento pessoal. 

A aprendizagem de competências de resolução de problemas deve, assim, constituir uma oportunidade para os indivíduos construírem soluções mais positivas e mais pacíficas para os seus conflitos."

Isabel Oliveira

Para solicitar mais informações acerca destes serviços, queira aceder ao botão de formulário aqui em baixo:

Formação

Semear Sentido

Programa de desenvolvimento pessoal, centrado no sentido de vida

Assim como o agricultor que semeia e colhe os frutos do seu trabalho, como o velejador que procura os sinais nos astros ou no vento e marés para poder navegar, este programa de 10 sessões (de 60 minutos), pretende oferecer-lhe a oportunidade para se tornar semeador de sentido e decifrador dos sinais que a vida lhe está a dar. Um programa que tem como objetivo, percorrer espaços de sentido que permitam um auto-conhecimento e um crescimento harmonioso e integral, através de ferramentas e técnicas de reflexão, análise e desenho de propósitos com sentido.

... não importava verdadeiramente o que esperamos da vida, mas antes o que a vida espera de nós.

Viktor Frankl


Sentido no Trabalho e o Burn Out profissional

A Logoterapia como alternativa ao desgastes profissional

Muito se escreveu sobre o desgaste profissional - burn out - quer no âmbito médico ou científico, como psicológico.

Em todos estes anos, temos vindo a compreender que quem trabalha na área da saúde, da educação, no trabalho sócio - caritativo, passando pelo voluntariado ou na assistência espiritual, corre o risco de sofrer tensão emocional.

Apesar da grande divulgação do tema muitas pessoas manifestam desânimo naquilo que fazem, impedindo-as de se sentirem plenamente satisfeitas no seu trabalho e consequentemente na sua vida, em todas as suas dimensões. O desgaste profissional, trata-se de um tipo de sofrimento pessoal, cuja profundidade só a conhece bem, quem já padeceu dele.

Este curso pretende ajudar a que os bons não se cansem e alcancem o objetivos a que se propõem e atinjam o fruto dos seus esforços quotidianos e consequentemente se sintam satisfeitos interiormente. Além de uma análise completa sobre burn out, este curso pretende oferecer ferramentas úteis e concretas para ajudar quem parece dele. Ao considerarmos a pessoa em todas as suas dimensões, inclusive a sua dimensão espiritual, se poderá ajudar a que esta, recupere o sentido da sua vida e consequentemente o sentido do seu trabalho.


Percursos com Sentido

Ações de formação humana integral

A Pessoa entendida como um todo, onde todas as partes que o constitui - o ambiente onde vive, as relações que estabelece, as emoções que compõem o seus estados de alma, as escolhas que faz, os episódios de vida que marcam a sua história, as causas e crenças que abraça, a sua ligação com o transcendente que o "eleva"... são partes que compõem o todo, onde o todo, não é maior que as partes, pois sem as suas partes, o todo não faz a Pessoa.

Um ser humano não é uma coisa entre outras; as coisas determinam-se umas аs outras (...) mas o Homem é, em última instância, autodeterminado. 

Aquilo em que se transforma, dentro dos limites do legado biológico e do meio ambiente, resulta (sempre) da própria ação.

Viktor Frankl


O Mundo Digital e o Vazio Existencial

Visão com Sentido a 360º

Programa de formação para uma Cidadania Integral

Este programa visa fornecer as competências necessárias para uma visão da vida a 360º de uma vida com Sentido. A promoção de capacidades, tais como: sentido crítico, olhar positivo e criativo, perspetiva apreciativa, resiliência, tolerância, empatia, iniciativa, viso o enriquecimento pessoal e relacional da pessoa. 

Contestar o sentido da vida, é a mais verdadeira expressão do estado do ser humano. 

Viktor Frankl


Para solicitar mais informações acerca destes serviços, queira aceder ao botão de formulário aqui em baixo: